Página Inicial   >   Notícias

Semana Farroupilha Poder Judiciário gaúcho realiza audiência crioula em Pelotas

19/09/2013 por Agência CNJ

Vestindo pilcha e usando linguagem e cenários gaúchos, servidores, estagiários, voluntários, magistrados, advogados, partes e testemunhas da Comarca de Pelotas, no Rio Grande do Sul, prestaram homenagem à Semana Farroupilha com a realização de uma audiência crioula. A atividade, que constitui a primeira audiência do tipo realizada no município, ocorreu na última segunda-feira (16/9) na União Gaúcha João Simões Lopes Neto.

 

Em cenário típico e nas dependências de Centro de Tradições Gaúchas (CTG), foi instruído e julgado o Processo de Usucapião n.º 022/1.12.0005487-1, em tramitação na 1ª Vara Cível da Comarca de Pelotas, tendo como autores Lindomar da Silva Crispa e Enilda da Silva Crispa, representados pelos advogados Maria Helena Ayres Paradeda e Paulo Neves da Costa Júnior. Atuou como curadora especial dos requeridos citados por edital a defensora pública Eleonora Mascarenhas Mendonça Caldeira.

 

Os advogados e o juiz de direito encaminharam o julgamento com manifestações em versos gaúchos. De acordo com o magistrado Marcelo Malizia Cabral, que presidiu a audiência, o objetivo da ação foi aproximar do Poder Judiciário da comunidade e prestar homenagem à cultura gaúcha. "Com esses eventos, também podemos mostrar à comunidade como se realiza uma audiência e como se dá o julgamento de um processo, destacando o caráter público dos atos realizados pelo Poder Judiciário", comentou o juiz.

 

Ao fim da audiência, foram homenageados os juízes José Luiz Leal Vieira e Denise Dias Freire, das comarcas de Frederico Westphalen e Iraí, em razão das ações que realizam em prol da cultura gaúcha, bem como os anfitriões do evento, a 26ª Região do Movimento Tradicionalista Gaúcho e a União Gaúcha João Simões Lopes Neto, que receberam poema de autoria de Elbio Altivo de Souza Machado gravado em couro.

 

Tradição – A realização de audiências crioulas pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) constitui tradição de uma década e, nesse período, diversos magistrados já presidiram audiências em cenários típicos gaúchos em Amaral Ferrador, Caiçara, Carazinho, Cerrito, Encruzilhada do Sul, Frederico Westphalen, Gaurama, Ijuí, Muçum, Taquaraçu do Sul e Vicente Dutra. Neste mês, ainda está programada audiência crioula para o município de Iraí, no dia 20.

Comentários

© 2001-2018 - Jornal Carta Forense, São Paulo

tel: (11) 3045-8488 e-mail: contato@cartaforense.com.br