Página Inicial   >   Notícias

Trabalho Assédio sexual de trabalhador contra colega de mesmo nível hierárquico não gera indenização

31/01/2011 por Carta Forense

A reclamante era funcionária de um hospital beneficente de Araçatuba, onde trabalhava como servente na lavanderia. Depois dos três primeiros meses de trabalho, findo o período de experiência, um colega do mesmo departamento começou o assédio. Ele "colocava a mão no pênis e chacoalhava", afirmou a trabalhadora ao juízo da 2ª Vara do Trabalho de Araçatuba. "Outro dia ele apareceu sem camisa na porta do banheiro e chamou para tomar banho." Segundo a reclamante, outra colega da seção presenciou o primeiro gesto do colega, mas salientou que o convite para o banho foi feito em duas ocasiões diferentes.

Quando a reclamante procurou o chefe e comunicou o fato, uma semana antes de sua dispensa, pedindo para mudar de setor, ele disse que ela estava com "ladainha". A trabalhadora então pediu para ser demitida.

Todas as quatro testemunhas no processo foram mulheres. Das duas testemunhas da reclamante, uma confirmou a história da colega. Uma vez, ela presenciou o colega, "sem camisa, na porta do banheiro, perguntando se a reclamante não estava com calor e se queria tomar banho; passava a mão no peito e falava que era "e;gostoso"e;". A testemunha disse que deixou o local logo que percebeu a situação, porque "ficou com vergonha", e por isso não sabe dizer o que a reclamante respondeu ao colega de trabalho. A segunda testemunha da autora disse que havia trabalhado com a reclamante e o acusado de assédio no mesmo setor e que, no início, "esses eram colegas", mas que, no final, ficou sabendo que havia "desentendimento entre ele e a reclamante a respeito do trabalho", mas negou ter presenciado "comportamento ou atitude de caráter sexual" do colega em face da autora da ação e afirmou que "no período em que trabalharam juntos, ele nunca faltou com respeito em relação a ela".

Comentários

© 2001-2019 - Jornal Carta Forense, São Paulo

tel: (11) 3045-8488 e-mail: contato@cartaforense.com.br