Página Inicial   >   Colunas

CRÔNICAS FORENSES O Comendador

04/08/2014 por Roberto Delmanto

Em comemoração aos 10 anos desta coluna.

 

Os clientes dos advogados criminalistas são, às vezes, tipos humanos muito curiosos.

 

Um dos primeiros que tive foi o Comendador. De origem humilde e instrução apenas primária, graças à sua inteligência e dedicação ao trabalho, aos 40 anos alcançara grande sucesso como comerciante e se tornara muito rico, embora sua simploriedade permanecesse.

 

Sua empresa mais rentável era de genealogia, a qual, após pesquisar a origem das famílias, outorgava a seus membros comendas. Uma das primeiras que concedeu, segundo ele merecidamente, foi a si próprio. Durante muito tempo insistiu em  me outorgar uma, mas educadamente recusei, alegando que preferia não usar títulos.

 

Suas viagens ao exterior eram sempre para os Estados Unidos, em geral para Miami e Orlando, cidades que adorava, sobretudo a Disneyworld.

 

Por insistência de amigos, decidiu, finalmente, conhecer a Itália, país dos seus ancestrais. Viajou para lá no luxuoso navio Augustus, de bandeira italiana, que à época vinha periodicamente ao Brasil.

 

Ao regressar, me confidenciou que se decepcionara com aquele país. Não se conformava com o fato dos prédios mais antigos não receberem uma pintura nova, pelo menos, como dizia, uma mão de tinta.

 

Voltou a viajar somente para os Estados Unidos, onde, afinal, tudo era novo, moderno e bem cuidado. Mas, orgulhoso da viagem de navio que fizera ao continente europeu, ao regressar mandou fazer novos cartões de visita. Neles estava impresso em relevo: “Comendador ..., Ex-passageiro da 1ª Classe do Augustus...”  

Comentários

BEM-VINDO À CARTA FORENSE | LOG IN
E-MAIL:
SENHA: OK esqueceu?

ROBERTO DELMANTO

Roberto Delmanto

Advogado criminal, é autor dos livros Código Penal Comentado, Leis Penais Especiais Comentadas, O Gesto e o Quadro, A Antessala da Esperança, Momentos de Paraíso-memórias de um criminalista e Causos Criminais, os quatro primeiros pela Saraiva e os demais pela Renovar”

NEWSLETTER

Receba nossas novidades

© 2001-2019 - Jornal Carta Forense, São Paulo

tel: (11) 3045-8488 e-mail: contato@cartaforense.com.br